Este evento desportivo, cuja primeira edição foi realizada em maio de 2011, e repetición anual no final do mês de maio oferece um duro teste para os seus participantes; 1.900 metros de natação no estuário de Bilbao, a 90 km de bicicleta Artxanda, pulmão Bilbao, e 21 metros nas duas margens da ria ..
Este é um triatlo de distância média que vai abranger, nomeadamente, o Museu Guggenheim, o Palácio Euskalduna, Museu Marítimo, o Monte Artxanda .... Um evento único para os atletas e entusiastas que passou a admirar a dureza deste espetáculo esportivo.
O teste começa a nadar até o cais situado em frente à Câmara Municipal, que é acessado a partir da Praça Pio Baroja. O passeio começa a jusante La Salve e uma meia-volta na altura do Guggenheim, em seguida, rastreada para o rio e para além da linha de partida na Câmara Municipal para atingir a meta no cais Arenal, pouco antes da ponte. No total, 1,9 quilômetros de extensão, a uma caminhada delimitadas por bóias e canoas. Com uma temperatura estimada em torno de 17 graus, a organização vai permitir um tempo máximo de permanência na água por hora.
A prova de ciclismo começou, segundo estimativas da organização, 13:55-14:30. Escadas Rise fornecer acesso à Doca dos nadadores Arenal, que está equipado com um sistema contínuo banho e os poços onde as motos serão os participantes. Estes vão até a rotunda da Praça Ernesto Erkoreka e Zumalacárregui para Bolueta Avenue, onde se conecta com o N-634 até à rotunda Erletxe para depois tomar o desvio para Artxanda e iniciar o trecho mais difícil da trilha e espetacular: o enviada para o berçário. Enekuri Artxanda e continuam, com uma inversão de marcha para chegar a Santo Domingo, até Bolueta e repetir a primeira seção de re-subir as rampas íngremes da creche. Depois de voltar para Enekuri, os participantes irão fazer a descida para os túneis de Deusto Bernaola, e completou o teste na rotunda da ponte Euskalduna. No total, 87 km, muito exigente, subindo 1.167 metros de tráfego acumulado e parcialmente cortada para a competição.
A corrida vai começar na garagem onde as motos serão deixados na esplanada da Botica Vieja. Serão três voltas e meia para um circuito de rua de 21 km, que funciona quase que inteiramente ao longo das margens do rio: Ribera Botica Vieja, Universidades Avenida Volantín & Field, com base no Hall Ponte e, em seguida Primavera Uribitarte, Guggenheim, Abandoibarra e transformar no Museu da Marinha para cercar o Euskalduna e voltar para começar a atravessar a ponte do local. Na última volta, cruzando a ponte do circuito se desvia Cidade Dock Ripa, Puente del Arenal e na primavera do mesmo nome, para completar o percurso dentro do Parque del Arenal, onde a meta será instalado. Os participantes terão dois postos de socorro por volta.
Website: http://www.bilbaotriathlon.com/
Hotéis perto do Museu:
- Em preparação.